38 anos da Província dos Capuchinhos de Minas Gerais

Os Capuchinhos em Minas Gerais

As terras de Minas Gerais contam com a presença missionária dos Capuchinhos desde 1612 com os frades vindos da França. Muitos Capuchinhos, provenientes da Europa, dedicaram toda a sua vida nessas terras entre os séculos XVII e XX.

Nossos trabalhos, até então, eram dedicados principalmente aos serviços sacramentais, educacionais e na área da saúde. Os Capuchinhos foram os responsáveis por cuidar de leprosários, hospitais, creches além de construir diversos conventos, capelas e seminários.

Instalação da Província em 1980

Naquela época estes serviços eram os mais urgentes na realidade mineira. Os capuchinhos ainda não tinham se instalado no estado de Minas Gerais, nossa presença aqui era missionária, conhecidos como missionários ambulantes. Em 1935 o então Bispo de Uberaba, Dom Luís, escreveu aos Capuchinhos de Messina na Itália solicitando a presença da ordem em sua diocese.

No dia 07 de setembro de 1935, sob a proteção de Nossa Senhora de Pompeia, ao cair da tarde, partem de Messina com destino a Minas Gerais um grupo de 7 frades. Após estes 7 pioneiros, no correr dos anos,foram ao todo 55 missionários de Messina que vieram implantar a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos nestas montanhas de Minas Gerais.

Em 1936 foi aberta a primeira casa dos Franciscanos Capuchinhos em Minas Gerais. Desde então a presença dos Capuchinhos foi se tornando mais intensa nessas terras. No decorrer dos anos os trabalhos sociais e de evangelização foram aumentando, surgiram novos desafios e propostas, realizamos a abertura e construção de Obras Sociais, Institutos Educacionais, Creches e tantas outras coisas. E aumentava em nosso meio o sentimento de cuidado, carinho e pertença com o povo.

No dia 15 de dezembro de 1980 foi erigida a Província dos Capuchinhos de Minas Gerais, pelo Ministro Geral da Ordem, Frei Pascoal Rywalski. Este evento, sinal de maioridade e autonomia, foi o resultado do trabalho dos Missionários Capuchinhos de Messina, Itália, que desde 1936 vieram não só com a missão de evangelizar, mas de implantar a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos em terras mineiras.

Nossa Senhora da Piedade

Por ocasião da criação da Província, era necessário escolher o Padroeiro ou Padroeira. Após consulta aos frades, chegou-se ao consenso de que a Padroeira da Província seria Nossa Senhora da Piedade, por dois motivos: primeiro, por ser a Padroeira do Estado de Minas Gerais e, segundo, por ser uma devoção afeita aos mineiros, expressando sua sensibilidade quanto à compaixão e à solidariedade. Sendo assim, a Província pode também ser denominada de Província Nossa Senhora da Piedade.

Sobre o autor

A Província dos Frades Menores Capuchinhos de Minas Gerais foi instaurada em 1980. O início da Missão em Minas Gerais se deu em 1936 com os Missionários Capuchinhos de Messina.

Deixe um Comentário

X