O Programa Capacitar é uma realidade na Pompeia

O Instituto Social Frei Gabriel em parceria com a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia,  através do “Programa Capacitar” realiza ações na modalidade de Inclusão Produtiva por meio de Qualificação Profissional, na oferta dos cursos de cuidador de idosos e cursos de idiomas (espanhol e inglês).

O Programa oferece aos discentes durante o período de aprendizado, capacitações de curta durações direcionadas a formação para o mundo do trabalho, que visam a inserção, reinserção e permanência no mercado de trabalho. Todos os cursos são ofertados gratuitamente, incluindo material didático.

Discentes da 1ª turma do Curso de Cuidador de idosos

O curso de cuidador de idosos cujo conteúdo, além da base teórica/conceitual e humanística, tem a proposta de oferecer ao discente amplo conhecimento sobre as técnicas e práticas que aumentará sua perspectiva no mundo do trabalho. Preparando este profissional a cuidar do bem-estar físico e psicológico da pessoa da terceira idade.

Da esquerda para a direita:

Margarete (formadora do curso de Cuidador de Idosos);
Marislane Diana (Coordenadora do Programa Capacitar);
Miriam Sobral (Assistente Social e Especialista em Direito do Idoso);
Cristina (capacitadora do Curso Rede Sênior)

Os cursos de inglês e espanhol cujo conteúdo, além da base conceitual e humanística, proporciona ao discente conhecimentos práticos nas áreas voltadas a vocabulário em geral, gramática e conversação. Com o conhecimento fluente da língua aumentará a perspectiva no mundo do trabalho, tendo em vista a importância de falar outro idioma em um mercado cada vez mais globalizado. Com este curso o discente tem seu leque de opções no mercado de trabalho ampliado significativamente.

Mais do que transmitir conhecimentos específicos, as ações do Instituto Social Frei Gabriel, busca-se desenvolver valores e atitudes, promover a sociabilidade e a capacidade criativa, estimular o potencial cognitivo, propiciar uma atitude positiva frente ao conhecimento e a vontade em aprender cada vez mais. As atividades ofertadas incentivam o desenvolvimento da autonomia, levando adolescentes, jovens, adultos e idosos a buscarem a própria qualidade de vida.

Sobre o autor

A Província dos Frades Menores Capuchinhos de Minas Gerais foi instaurada em 1980. O início da Missão em Minas Gerais se deu em 1936 com os Missionários Capuchinhos de Messina.
2 Responses
  1. Margarete Rodrigues dos Santos

    Espaço de oportunidades e inclusão social.A formação humana se faz a partir do contato com o outro,que nos desafia , motiva e nos faz crescer.A nossa condição humana,exige cuidado,quem ama cuida.
    Parabéns pela iniciativa.

Deixe um Comentário

X