Caminho Vocacional No decorrer da caminhada vocacional dos Capuchinhos em MG, vamos conhecendo um pouco mais sobre Vocação, e depois nos aprofundamos na vocação leiga e religiosa. Os Encontros Vocacionais são momentos propícios de reflexão e interiorização para o discernimento vocacional. Nesses encontros somos convidados a discernir o chamado que Deus faz a cada um de nós.
Você é jovem. Tem todo o futuro aberto à sua frente. O que você vai fazer com essa sua vida tão preciosa? Os Capuchinhos em MG podem ajudá-lo a escolher um caminho. Falamos da possibilidade de você ser um missionário, uma pessoa consagrada a Deus. Pode até ser que o seu caminho não seja este, mas já foi para muitos jovens como você. E ainda está sendo. E, pelo menos, poderá ajudar você a escolher melhor, a confirmar melhor o que fazer de sua vida. Nós falamos de vocação para ser um frei Franciscano Capuchinho.
No tempo pandêmico os nossos encontros passaram a acontecer de forma online. Mas, há também o formato presencial dos Encontros Vocacionais que são realizados em diferentes cidades. Os capuchinhos em MG estão presentes em 8 cidades do estado de Minas Gerais, sendo elas:
Veja qual cidade fica mais próxima de você e venha nos conhecer mais de perto, ou
No processo vocacional dos Capuchinhos em MG você receberá diferentes formações para aprofundamento e melhor discernimento vocacional. Os Frades do Serviço de Animação Vocacional – SAV, manterá contato periódico com o jovem para partilhas, agendamento de visitas, missões e bate-papo vocacional. E então? Quer saber um pouco mais de nós? Participem dos encontros.
Há muitos jeitos de ser um frade ou frei (essas duas palavras são sinônimas). É possível ser um frei em Ordens ou Congregações muito diferentes. Nós, Frades Menores Capuchinhos, seguimos a proposta de vida de São Francisco de Assis.
São Francisco e Santa Clara de Assis foram dois grandes santos que viveram há oitocentos anos e deixaram um bonito caminho espiritual que milhões de pessoas têm seguido até hoje. Na proposta franciscana, um dos aspectos mais importantes é levar extremamente a sério a vida em fraternidade, o amor entre os irmãos e com todos os irmãos e irmãs deste mundo. Mas Francisco e Clara queriam principalmente seguir Jesus Cristo. Como Jesus Cristo, tornaram-se pobres e penitentes. No fim, tornaram-se verdadeiramente “outros Cristos”. Eles nos ensinam, com uma força especial, a descobrirmos Jesus Cristo dentro de nós mesmos e a nos transformarmos em bons filhos de Deus, como eles.
Há oitocentos anos, São Francisco fundou três Ordens, os grupos de pessoas que seguiram seus passos no caminho a Deus. O primeiro desses grupos, formado por homens, foi o dos frades franciscanos. Lembra do que falamos no início desse encarte sobre as reformas para voltar à origem do carisma? Pois bem, depois de tantos movimentos de retorno ao carisma originário, permaneceram três ramos principais: os Frades Menores (OFM), os Frades Menores Conventuais (OFMConv) e nós, os Frades Menores Capuchinhos (OFMCap). O segundo grupo fundado por São Francisco foi o das irmãs Clarissas, para as mulheres que queriam retirar-se para levar uma vida contemplativa.
O terceiro grupo admitia qualquer pessoa, mesmo as que queriam viver como casadas e trabalhando fora como todos os bons cristãos. Com o tempo, essas famílias se multiplicaram. Mesmo a Ordem Terceira, que era para pessoas leigas, acabou dando origem a muitas congregações religiosas, tanto de homens como de mulheres. Esses grupos surgiram desde o tempo de São Francisco, mas grande parte são dos séculos XIX e XX. E então, se interessou pelo nosso jeito de ser e de viver? Venha saber um pouco mais da nossa vida. Entre em contato com os Capuchinho em MG!
Os Freis compartilham um pouco sobre a experiencia de ser um frei Capuchinho. Eles contam ainda sobre o dia a dia, suas orações, trabalhos comunitários e fraternidade, seguindo o exemplo de São Francisco de Assis.
Os Capuchinhos em MG convidam a você jovem interessado a conhecer essa vida única e descobrir se este é o caminho certo para você. Assista o Video:
O Serviço de Animação Vocacional dos Franciscanos Capuchinhos em MG tem como responsável o Frei Douglas Leandro, OFMCap. E conta com uma equipe dedicada, composta por outros dois frades experientes: Frei Davy José, OFMCap e Frei Adriano César, OFMCap. Juntos, eles se desempenham o trabalho de orientar e apoiar os jovens no discernimento da sua vocação. Com uma abordagem amigável e acessível, esses frades estão à disposição para responder a perguntas, organizar encontros vocacionais e oferecer apoio e orientações durante todo o processo do caminho vocacional.