A missão

Nosso jeito de ser e viver nos conduz a uma vida modesta e simples, para que possamos estar ao lado dos mais pobres, promovendo a paz e o bem.

Somos missionários desde a nossa origem. A vida em missão perpassa pelo despojamento e pela entrega diária de nossa vida a Deus e aos irmãos.

Segundo as nossas constituições somos “educados para o dom generoso e total da própria vida e para desenvolver em si mesmos a disponibilidade missionária” (Constiuição OFMCap, 26). Nossa história mineira nos ensina o quanto é importante o espírito missionário em nossas terras. A vinda dos primeiros franciscanos capuchinhos para Minas Gerais em 1936 nos deixou um legado ainda maior nos serviços sociais, de promoção à vida, sacramentais e de presença forte em meio ao povo.

Realizamos nossas missões anualmente na Semana Santa. A semana santa é considerada um tempo propício para reflexão e ação da sociedade no que compete a sua própria transformação. Por este motivo a missão é realizada nesse tempo de conversão onde os fiéis tendo se aprofundado na caminhada de Jesus de Nazaré encontram inspiração para dar continuidade a missão da igreja. (cf. Projeto Missão dos Capuchinhos em MG). O projeto de missão visa atender as necessidades da igreja local conforme a sua realidade.

X