
O Espaço Frater é um projeto social e cultural da Província dos Franciscanos Capuchinhos de Minas Gerais. Ele funcionará como um ambiente físico e virtual para:
- promover a troca de experiências no processo de ensino-aprendizagem, envolvendo teatro, dança, música, cursos online e presenciais, teologia pastoral e filosofia.
- promover educação cultural gratuita, assistência social, voluntariado, com base no carisma franciscano-capuchinho, e atuar em práticas de arte, tecnologia, espiritualidade, religiosidade.
- servir de ponto de encontro e integração entre a vida religiosa dos frades capuchinhos e pessoas que se sentem atraídas por seu carisma, oferecendo espaços de diálogo, convivência fraterna e serviços como loja de artigos religiosos, café, etc.
O nome “Frater” é usado como acróstico que reúne as dimensões-chave do projeto: Fraternidade, Artes, Tecnologia, Espiritualidade, Religiosidade.
O projeto surge no contexto da Província dos Capuchinhos de Minas Gerais, como desdobramento de trabalhos sociais já em andamento a partir do Instituto Social Frei Gabriel e numa perspectiva de renovação para enfrentar o mundo contemporâneo.
Frei Douglas Leandro é o idealizador e fundador do projeto e conta com o apoio da Agência Novos Conceitos, por meio de Fabrício Felix, e dos frades que compõe a fraternidade local: Frei João Júnior, Frei Davi Pereira e Frei João Batista. O projeto será colocado em prática no próximo mês a partir do evento “Prosas com Cappuccino” na fraternidade de Juatuba-MG. Em breve mais informações.