Nossa leitura Orante acontecerá sempre às quintas-feiras das 20h30min às 21h30min.
Acolheremos os textos da liturgis do dia para a nossa reflexão. faremos a leitura do texto, breve comentário teológico, atualização e reflexão silenciosa. Serão 3 quintas-feiras de reflexões para cada módulo.
As datas de cada módulo serão disponiblizadas em breve. Fica atento as nossas redes sociais.
Michel Quoist
Senhor,
no silêncio deste dia que amanhece,
venho pedir-te a paz, a sabedoria, a força.
Quero ver hoje o mundo com os olhos cheios de amor.
Ser paciente, compreensivo, manso e prudente.
Ver, além das aparências, teus filhos,
como tu mesmo os vês.
E assim, não ver senão o bem em cada um.
Cerra meus ouvidos a toda calúnia.
Guarda minha língua de toda a maldade.
Que só de bênçãos se encha meu espírito.
Que eu seja tão bondoso e alegre
que todos quantos se achegarem a mim
sintam sua presença.
Reveste-me de tua beleza, Senhor,
e que , no decurso deste dia,
eu te revele a todos.
Amém.
Michel Quoist nasceu em Le Havre, na França, em 1921. Após ter sido membro e dirigente da JOC (Jeunesse Ouvrière Chretienne), decide-se por ser sacerdote católico. Ordenado, especializa-se em Ciências Sociais no Instituto Católico de Paris. Por quatro anos, exerce a função de pároco, numa comunidade popular de sua terra natal. Mais tarde, é nomeado diretor espiritual de todos os movimentos juvenis de sua Diocese e secretário geral da Comissão Episcopal Francesa para a América Latina. Suas obras escritas, traduzidas em vários idiomas e reeditadas em milhões de exemplares, seu engajamento público em favor da América Latina, assim como suas freqüentes entrevistas nos meios de comunicação social, tornaram-no um dos autores religiosos mais conhecidos na França e no mundo. Michel Quoist faleceu em 1997.
Em 2008 ocorreu um sínodo sobre a Palavra de Deus. Nesse evento a importância da Lectio Divina para a vida da comunidade de fé foi ressaltada como parte primordial de nosso alimento espiritual. A Leitura Orante nos dá a oportunidade de meditar, rezar, contemplar e se aprofundar intimamente na Palavra de Deus. A partir da Leitura Orante criamos um diálogo afetivo com Deus, criando comunhão com os irmãos num itinerário de vida e fraternidade que nos conduz a Deus.
O Catecismo da Igreja Católica nos aponta que
A meditação é sobretudo uma busca. O espírito procura compreender o porquê e o como da vida cristã, para aderir e corresponder ao que o Senhor lhe pede. Exige uma atenção difícil de disciplinar. Habitualmente, recorre-se à ajuda dum livro e os cristãos não têm falta deles: a Sagrada Escritura, em especial o Evangelho, os santos ícones (as imagens), os textos litúrgicos do dia ou do tempo, os escritos dos Padres espirituais, as obras de espiritualidade, o grande livro da criação e o da história, a página do «hoje» de Deus. (CIC, 2705)
Sendo assim, somos convidados a adentrar nesse itinerário de amizade e meditação para no silêncio ouvir a voz de Deus que fala ao nosso íntimo.