Prosas com Cappuccino

O que é o Prosas com Cappuccino?

Grupo de Encontro

O Prosas com Cappuccino é uma roda de conversa mediada por profissionais sobre algum tema relevante para sociedade, num ambiente de confiança e fraternidade, além de música e um delicioso cappuccino. O nome foi escolhido numa forma de enfatizar o caráter de diálogo do evento e para sinalizar a presença dos franciscanos CAPUCHINHOS e o momento de recreação com quitandas e o café CAPPUCCINO.

O nome “Cappuccino” foi traduzido no português para CAPUCHINHO e significa capuz pequeno. Trata-se do capuz que os frades usam em seu hábito religioso (roupa marrom).

A primeira edição desse vento aconteceu no dia 29 de setembro de 2018 na fraternidade dos Capuchinhos em Juatuba-MG. Desde então, essa roda de conversa vem acontecendo de forma a proporcionar um ambiente de escuta, partilha e troca de experiências. 

Em 2020 esse evento também passou a acontecer no formato “ao vivo” em nossas redes sociais.
Fique ligado na agenda do site e participe dessa evento. Venha PROSEAR conosco.

O Evento

A partir dessa roda de conversa criamos um evento para possibilitar a venda de produtos alimentícios produzidos pelos frades com o intuito de colaborar com a nossa subsitência. Dessa forma, o Prosas com Cappuccino também é um evento onde os frades proporcionam um ambiente familiar com boa gastronomia, vinhos – que são fabricados pelos Capuchinhos no RS, tortas, petiscos e música ao vivo.

 

Nossas redes sociais:

Franciscanos Capuchinhos de Minas Gerais: @capuchinhosmg
Instagram | Facebook | Twitter

Instituto Social Frei Gabirel: @espacofrater
Instagram | Facebook | Twitter

Aconteceu no último domingo, 11 de junho, o Prosas com Cappuccino em formato de roda de conversa no Convento dos Capuchinhos em Governador Valadares – MG. Há dois meses, cerca de 15 pessoas estão passando por um processo de formação para conhecer melhor o Espaço Frater e colocá-lo em prática nessa cidade.O Espaço Frater nasceu...
Leia mais
Prosas com Cappuccino na Fraternidade de Juatuba No último sábado, 20 de outubro, aconteceu a segunda edição do Prosas com Cappuccino em Juatuba. O evento é promovido pelo Espaço Frater, projeto social dos Franciscanos Capuchinhos de Minas Gerais. O tema abordado foi “Depressão: um diálogo sobre as possíveis causas e perspectivas para superação”. Psicólogas Teresa...
Leia mais
No último sábado, 29 de setembro, o Espaço Frater promoveu a primeira edição do “Prosas com Cappuccino”, uma roda de conversa mediada por profissionais, num ambiente de confiança e fraternidade, além de música e um delicioso capuccino.  Teresa Kurimoto (Psicóloga) O Epaço Frater é um projeto social dos Franciscanos Capuchinhos de Minas Gerais que que...
Leia mais
ÁreaEducação e Cultura
LocalEspaço Frater
E-mailcontato@espacofrater.com.br

Ou clique aqui para participar do grupo de InFormações. Nesse grupo apenas os administradores enviam mensagens e voc~e precisa ser aprovado para ingressar.

Café Capuchinho? Cappuccino? Oi?

No início do século XVI um grupo de franciscanos desejosos de viver a radicalidade da regra de São Francisco dão início a um movimento de retorno ao carisma originário. Ao longo do tempo esses frades adotam um hábito religioso bem próximo ao que São Francisco usava, contendo um capuz pequeno e sem muitas costuras.
Esse capuz pequeno acabou se tornando um nome para esse grupo de frades. Quando o povo via esses franciscanos passando pelas estradas os chamavam de “cappuccini”, devido ao tamanho do capuz. Isso mesmo, o cappuccino era um apelido dos frades dado pelo povo. E com o tempo esse apelido foi acrescentado ao nome desse grupo de franciscanos. Tornando-se assim: ORDEM DOS FRADES MENORES CAPUCHINHOS.

Em português a tradução de “cappuccino” ficou sendo CAPUCHINHO e significa capuz pequeno.

E o que isso tem haver com o café?

Em 1631 nascia Carlos Domingos Cristofori, na Itália. No ano de 1649, Carlos ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e recebeu o nome de frei Marco de Aviano. Frei Marco era conhecido pelas suas pregações, tinha fama de taumaturgo e teve um papel peculiar na tentativa de impedir a invasão Islâmica na Europa no século XVII. A invasão realmente foi impedida em 1683, quando a “Liga Santa” combateu os Turcos. Durante a recuada, diversas sacas de café ficaram pelo caminho.
Sendo um café muito forte e amargo, frei Marco teve a ideia de acrescentar leite e mel ao café, que ficou do agrado de muitos. Essa mistura recebeu o nome de “cappuccino” em homenagem ao frei capuchinho, Marco de Aviano.

Se liga nessa receita

Torta de Cappuccino