O carisma Franciscano tem em sua essência um olhar humano peculiar acerca da pobreza, da caridade e da vida de oração. Entendemos que “é necessário que, sob o impulso do Espírito, a oração, como uma respiração do amor, brote das necessidades vitais do coração humano: o homem não pode atingir a sua plenitude a não ser que saia de seu egoísmo e entre na comunhão com Deus e os homens na pessoa de Deus-Homem, Cristo.” ¹
Nossa vida de irmãos menores nos conduz a uma oração íntima e afetiva com Deus. Nessa perspectiva, a intenção fundante do ESPAÇO FRATER é possibilitar um ambiente de conhecimento da nossa vida de oração, dos valores dos nossos votos religiosos de Não Propriedade, Castidade e Obediência para que, assim, as pessoas que nos rodeiam possam entender um pouco mais do carisma e da espiritualidade da nossa vida de menores, nossa identidade.
Muito se fala sobre a identidade franciscana. Sabemos que, com o decorrer do tempo, a forma de viver do Pobre de Assis inspirou muitas pessoas a viverem de forma modesta, simples e despojada. O mais interessante é que esse jeito desprendido de viver fez surgir diversas faces de uma mesma espiritualidade, de um mesmo ideal de vida, resultando num carisma sempre vivo e renovado.
Francisco de Assis fez de sua própria vida uma obra de arte. Num tempo envolto em guerras, doenças e exclusões, surge um verdadeiro artista a pregar a Paz e o Bem, de forma honesta e sincera, pois falava com o coração. A sensibilidade artística de Francisco foi revelada na vida fraterna, no acolhimento aos leprosos, na criação do presépio, nos cânticos e orações de própria autoria, no diálogo com os mulçumanos e no amor a toda criatura.
A vida franciscana nos conduz a um relacionamento intenso com a alteridade, tornando-nos pessoas em plenitude. Nesse ambiente de relacionamento cheio de sentimentos e afetos, muitos dos seguidores de São Francisco encontraram na arte um espaço para expressar toda a intencionalidade do viver. Dar sentido à vida no encontro com a arte é trazer toda a sensibilidade do ser para o relacionamento efetivo e afetivo com os irmãos e irmãs.
E é nesse viés artístico que o ESPAÇO FRATER encontra sua razão de ser. Somos um espaço plural. Aqui temos convivência, partilhas, muita PROSA COM CAPPUCCINO, espiritualidade, artes e uma busca constante pela vivência fraterna, proporcionando um ambiente de respeito e de acolhida. Nosso espaço também é uma loja de artigos religiosos, adega e café.
Somos Frater pois aqui é o lugar onde os detalhes da nossa vida religiosa de franciscanos capuchinhos se encontram com os corações daqueles que querem nos conhecer melhor; proporcionando uma rede de comunicação e de troca de experiências. Ser FRATER é acreditar num mundo mais FRaterno. Ser FRATER é fazer da vida uma obra de Arte, usando também da Tecnologia para espalhar um estilo de vida que agregue. Ser FRATER é colaborar na construção de uma sociedade sem preconceitos, vivendo uma Espiritualidade que seja uma conexão sincera entre o humano e Deus, num movimento de oração afetiva². Ser FRATER é espalhar o amor. É fazer da Religiosidade um itinerário de amadurecimento humano, onde a fé não exclui, mas se torna um impulso para a vivência sadia e empática com o tudo aquilo que nos envolve. Ser FRATER é promover a PAZ E o BEM!
Referências:
¹II Conselho Plenário da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Capítulo II, O Espírito e a Vida de Oração. Disponível em: ofmcap.org
² A oração franciscana é afetiva, isto é, oração do coração, que nos conduz à experiência íntima de Deus. Contemplando a Deus, sumo Bem e todo o Bem, do qual procede todo bem, devem brotar de nosso coração a adoração, a ação de graças, a admiração e o louvor. Consitutição OFMCap, n.45.
Paz e Bem!
Gostaria de saber mais sobre o SER FRATER