Ser FRATER, um itinerário de amadurecimento humano

Espaço Frater

O carisma Franciscano tem em sua essência um olhar humano peculiar acerca da pobreza, da caridade e da vida de oração. Entendemos que “é necessário que, sob o impulso do Espírito, a oração, como uma respiração do amor, brote das necessidades vitais do coração humano: o homem não pode atingir a sua plenitude a não ser que saia de seu egoísmo e entre na comunhão com Deus e os homens na pessoa de Deus-Homem, Cristo.” ¹

Nossa vida de irmãos menores nos conduz a uma oração íntima e afetiva com Deus. Nessa perspectiva, a intenção fundante do ESPAÇO FRATER é possibilitar um ambiente de conhecimento da nossa vida de oração, dos valores dos nossos votos religiosos de Não Propriedade, Castidade e Obediência para que, assim, as pessoas que nos rodeiam possam entender um pouco mais do carisma e da espiritualidade da nossa vida de menores, nossa identidade.

Muito se fala sobre a identidade franciscana. Sabemos que, com o decorrer do tempo, a forma de viver do Pobre de Assis inspirou muitas pessoas a viverem de forma modesta, simples e despojada. O mais interessante é que esse jeito desprendido de viver fez surgir diversas faces de uma mesma espiritualidade, de um mesmo ideal de vida, resultando num carisma sempre vivo e renovado.

“Onde houver ódio que eu leve o Amor”

São Francisco de Assis

Francisco de Assis fez de sua própria vida uma obra de arte. Num tempo envolto em guerras, doenças e exclusões, surge um verdadeiro artista a pregar a Paz e o Bem, de forma honesta e sincera, pois falava com o coração. A sensibilidade artística de Francisco foi revelada na vida fraterna, no acolhimento aos leprosos, na criação do presépio, nos cânticos e orações de própria autoria, no diálogo com os mulçumanos e no amor a toda criatura.

A vida franciscana nos conduz a um relacionamento intenso com a alteridade, tornando-nos pessoas em plenitude. Nesse ambiente de relacionamento cheio de sentimentos e afetos, muitos dos seguidores de São Francisco encontraram na arte um espaço para expressar toda a intencionalidade do viver. Dar sentido à vida no encontro com a arte é trazer toda a sensibilidade do ser para o relacionamento efetivo e afetivo com os irmãos e irmãs.

E é nesse viés artístico que o ESPAÇO FRATER encontra sua razão de ser. Somos um espaço plural. Aqui temos convivência, partilhas, muita PROSA COM CAPPUCCINO, espiritualidade, artes e uma busca constante pela vivência fraterna, proporcionando um ambiente de respeito e de acolhida. Nosso espaço também é uma loja de artigos religiosos, adega e café.

Espaço Frater

Para quem acredita numa sociedade mais fraterna e humana

Somos Frater pois aqui é o lugar onde os detalhes da nossa vida religiosa de franciscanos capuchinhos se encontram com os corações daqueles que querem nos conhecer melhor; proporcionando uma rede de comunicação e de troca de experiências. Ser FRATER é acreditar num mundo mais FRaterno. Ser FRATER é fazer da vida uma obra de Arte, usando também da Tecnologia para espalhar um estilo de vida que agregue. Ser FRATER é colaborar na construção de uma sociedade sem preconceitos, vivendo uma Espiritualidade que seja uma conexão sincera entre o humano e Deus, num movimento de oração afetiva². Ser FRATER é espalhar o amor. É fazer da Religiosidade um itinerário de amadurecimento humano, onde a fé não exclui, mas se torna um impulso para a vivência sadia e empática com o tudo aquilo que nos envolve. Ser FRATER é promover a PAZ E o BEM!

Referências:
¹II Conselho Plenário da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Capítulo II, O Espírito e a Vida de Oração. Disponível em: ofmcap.org
² A oração franciscana é afetiva, isto é, oração do coração, que nos conduz à experiência íntima de Deus. Contemplando a Deus, sumo Bem e todo o Bem, do qual procede todo bem, devem brotar de nosso coração a adoração, a ação de graças, a admiração e o louvor.  Consitutição OFMCap, n.45.

Sobre o autor

Religioso da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos na Província de Minas Gerais. Graduado em Filosofia pelo Instituto Santo Tomás de Aquino. Graduando em Teologia pelo mesmo Instituto. Atuação em Dança Contemporânea.

Deixe um Comentário