Os Voluntários do Espaço Frater em Juatuba participaram de um momento de espiritualidade e convivência nos dias 3 e 4 de novembro. O carisma Franciscano foi a motivação para as partilhas e formações que foram realizadas.
O carisma Franciscano tem em sua essência um olhar humano peculiar acerca da pobreza, da caridade e da vida de oração. Entendemos que “é necessário que, sob o impulso do Espírito, a oração, como uma respiração do amor, brote das necessidades vitais do coração humano: o homem não pode atingir a sua plenitude a não ser que saia de seu egoísmo e entre na comunhão com Deus e os homens na pessoa de Deus-Homem, Cristo ¹.
Nossa vida de irmãos menores nos conduz a uma oração íntima e afetiva com Deus. Nessa perspectiva, os voluntários do Espaço Frater Juatuba conheceram um pouco de nossa vida de oração e partilhamos um pouco dos valores dos nossos votos religiosos de Pobreza, Castidade e Obediência.
Nosso retiro foi organizado em comunhão fraterna, ou seja, todos se dedicaram na organização e andamento das atividades seja na cozinha, limpeza, cantos e orações. Acreditamos na partilha e no trabalho descentralizado e a partir disso começamos a dialogar sobre o andamento de nossos trabalhos, propostas e perspectivas para o projeto.
O Espaço Frater é um projeto social que busca dar uma resposta de fé, a partir da arte e da promoção humana, para a complexidade do mundo contemporâneo. O Instituto Social Frei Gabriel, ao qual o Espaço Frater faz parte, desenvolve diversos trabalhos na busca de integrar e promover a paz e a fraternidade entre as pessoas.
Sendo assim, nosso retiro teve como parte fundante a Oração Afetiva², a vida Fraterna e partilha dos corações de cada irmão que sonha esse projeto conosco. Você é convidado a nos conhecer mais de perto. Entre em contato conosco e faça parte dessa fraternidade. Seja um Frater. Paz e Bem!
Referências:
¹II Conselho Plenário da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Capítulo II, O Espírito e a Vida de Oração. Disponível em: ofmcap.org
² A oração franciscana é afetiva, isto é, oração do coração, que nos conduz à experiência íntima de Deus. Contemplando a Deus, sumo Bem e todo o Bem, do qual procede todo bem, devem brotar de nosso coração a adoração, a ação de graças, a admiração e o louvor. Consitutição OFMCap, n.45.
Momentos simples, fraternos e significantes. Feliz em estar presente. Um dos melhores finais de semana que já tive. Gratidão a todos envolvidos ❤